sexta-feira, 2 de agosto de 2013





“Se disserem mal de ti com fundamento, corrige-te. Do contrário, ri e não faças caso.”
 

Epicteto




“Lembrai-vos que em toda festa, tendes dois convivas a entreter - o corpo e a alma; e o que dais ao corpo, na realidade o perdeis. Mas o que dais à alma, permanece para sempre.”
 

Epicteto




“Sucesso é encontrar aquilo que se tenciona ser e depois fazer o que é necessário para isso.”
 

Epicteto




“O nosso bem tal como o nosso mal não existem senão na nossa vontade.”
 

Epicteto



“Se quiser ser escritor, escreva.”
 

Epicteto




“Não tente fazer com que os fatos aconteçam como você quer, mas deseje que aconteçam como eles acontecem e você se sairá bem.”
 

Epicteto




“Se o problema possui solução não devemos nos preocupar com ele. E se não possui solução, de nada adianta nos preocuparmos.”
 

Epicteto




“Procura limpar a vasilha antes de lançar nela seja o que for; quer dizer, antes de pregar a virtude, reforma os teus costumes.”
 

Epicteto




“Dedique ao menos metade de suas energias a livrar-se de desejos ocos, e muito breve verá que ao fazê-lo há de receber maior realização e mais felicidade.”
 

Epicteto




“Não busqueis a felicidade fora, mas sim dentro de vós, caso contrário nunca a encontrareis.”
 

Epicteto




“Se você não pode falar bem de uma pessoa, é melhor não dizer nada.”

Epicteto




“Não desanimes, imita os mestres de exercícios, que quando um aluno cai, mandam que se levante e lute novamente.”
 

Epicteto




“Só há um caminho para a felicidade (que isso esteja presente no teu espírito desde a aurora, dia e noite): é renunciar às coisas que não dependem da nossa vontade.”

Epicteto




Sábio é quem se alegra com o que tem e não fica triste pelo que não tem.

Epicteto

Epicteto





Epicteto foi um filósofo grego, pertencente à Escola Estóica, que viveu a maior parte de sua vida como escravo em Roma. De seus ensinamentos conservam-se um "Enchyridion", ou "Manual", e alguns discursos, editados por seu discípulo, Flávio Arriano. Seu nome vem do grego, "epiktetos", que quer dizer "adquirido" ou "comprado". Seu nome de nascimento é, infelizmente, desconhecido.

Epicteto nasceu em 55 d. C. em Heliópolis, na Frígia (atualmente, Pamukkale, Turquia). Ainda durante a infância chegou a Roma como escravo do liberto Epafrodito, que havia servido como escravo do imperador Nero.

Epicteto faleceu em Nicópolis, no ano 135 d. C.