terça-feira, 16 de abril de 2013
Danças gregas
O povo grego expressa seu estado de espírito através da dança. Cada modalidade tem clique aqui uma história diferente, fazendo com que sejam muito ricas em ritmos, sons e passos.
Alguns ritmos ficaram mundialmente conhecidos, como o Hassápiko, após a música de Mikis Theodorakis e a interpretação da dança por Antony Quinn no filme "Zorba, o grego". O Rebétiko, também chamado de o blues grego, clique aqui é muito antigo e possivelmente precursor do blues americano. O Tsiftetéli é um ritmo que mistura o som de um rock anos 60 com o som da música árabe e vem invadindo a Europa nos últimos anos.
Devido aos 5 mil anos de história e, principalmente, ao período helenístico, fica evidente a influência das músicas e danças gregas em diversas outras culturas. Há indícios de que a dança dos sete véus tenha surgido quando Alexandre, o Grande, trouxe para o Império Helênico as sedas da Índia, deixando as mulheres da época enlouquecidas com a delicadeza daquele tecido. Da Grécia antiga provém a dança circular de mãos clique aqui dadas, onde as pessoas dançavam em volta de árvores ou fogueiras fazendo oferendas para homenagear os deuses. Um ritmo interessante é o Ballo ou Syrtos, presente em quase todas as culturas, inclusive na brasileira, onde é representada pelas cirandas dançadas no nordeste do Brasil. Podemos classificar as danças gregas em dois grandes grupos: as foclóricas, típicas e tradicionais, originárias das ilhas e das montanhas, são exibidas em dias festivos e de comemorações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário