domingo, 14 de abril de 2013

Centauro




Na mitologia grega, os centauros eram seres mitológicos com corpo de cavalo e tronco e cabeça de ser humano. Viviam nas montanhas da Tessália (região central do território grego) e nos bosques das planícies da Arcádia (região central da Península do Peloponeso).

Eram filhos de Ixíon (rei dos Lápitas) e Néfele (deusa das nuvens).


Os centauros eram seres dotados de muita força física. Era uma espécies de monstro, porém com algumas características humanas. De acordo com o imaginário mítico dos gregos antigos, a parte inferior do centauro (cavalo) era a responsável pela força física, brutalidade e impulsos sexuais. Já a parte humana era mais racional, com capacidade de analisar e refletir. Portanto, era um ser que representava conflitos típicos dos seres humanos: razão, emoção e violência.

Aparece em vários mitos e lendas, quase sempre associado a fatos envolvendo atos violentos e bárbaros.


Um dos mitos mais conhecidos com a participação dos centauros fala sobre o casamento da princesa Hipodâmia e Pirítoo (rei dos lápitas). Os centauros foram convidados para o casamento, porém tentaram raptar a princesa, depois de ficarem embriagados de vinho. Os lápitas reagiram e teve início a uma grande guerra entre os centauros e os humanos. Grande parte dos centauros foi dizimada e alguns sobreviventes fugiram para as montanhas da Tessália. 


Na mitologia grega, os centauros eram a personificação das forças naturais desenfreadas, da devassidão e embriaguez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário