sexta-feira, 12 de abril de 2013

Helena de Tróia





A mitologia grega a descrevia como a mais bela das mulheres.

Apesar de casada com Menelau, Rei de Esparta, Helena apaixona-se perdidamente por Páris , o charmoso príncipe de Tróia. Os dois amantes fogem para Tróia, onde o Rei Priam , pai de Páris, lhes dá guarida. Tal situação desencadeia a guerra, com o impiedoso Agememnon , irmão do Rei, a liderar o portentoso exército espartano até às portas da cidade fortificada. Ao cabo de um penoso cerco de dez anos, os Gregos conseguem finalmente entrar na cidade usando o famos Cavalo de Tróia, encetando a batalha que decidirá o destino dos dois império.


Conta ainda a história que Helena e Menelau foram enterrados juntos, mas há uma outra versão; nela se afirma que, após a morte de Menelau, Helena foi expulsa da cidade. Fugiu para Rodes onde foi enforcada pela rainha Polixo, vingando-se dessa forma da perda do marido na guerra de
Tróia. Existe ainda uma terceira versão que encontra Helena casada com Aquiles, vivendo tranqüilamente por muitos anos. Provavelmente tudo isso é a junção de muitas histórias contadas por Homero como uma só e tudo o que sabemos sobre a Guerra de Tróia e o rapto de Helena, é que provavelmente tudo seja muito mais fantasia do que realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário