sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sócrates




Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza  da alma humana.

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos.

Foi acusado de corromper a juventude com a sua filosofia e de introduzir novas entidades divinas, negando os deuses da pátria.
As acusações foram apresentadas a um tribunal constituído por 501 cidadãos atenienses e Sócrates foi considerado culpado pela maioria. Seguindo a lei da época, o réu pôde sugerir uma pena alternativa, porém, ao invés de escolher o exílio, o filósofo preferiu propor o pagamento de uma multa irrisória. Esta atitude irritou o tribunal e acabou sendo determinante para que Sócrates fosse condenado à morte. Parece que a execução foi uma opção do próprio filósofo, visto que evitá-la através de concessões pareceria reconhecer a sua culpa.

Após ficar preso por 30 dias, Sócrates ingeriu o veneno, a cicuta, falecendo aos 71 anos de idade. Um relato comovente de sua morte encontra-se na obra Fédon, de Platão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário